Blog

Blog

Notícias

Categoria Ecetista do RN aprova estado de greve

Agenda de lutas segue com caravana dos estados e ato unificado em Brasília no dia 10/12
Data:03/12/2025 16:00:32 Escrito por: Concita Alves
O SINTECT-RN, através de Esiêdla Andrade e Tchelo Pacelli, presidenta e vice-presidente, realizou nesta terça-feira, 2 de dezembro, Assembleias Gerais em sua sede Natal, e subsede Mossoró, para avaliar juntamente com a categoria o andamento da Campanha Salarial e a aprovação do estado de greve, no próximo dia 16 de dezembro, caso a Empresa não negocie, atrase salários ou retire benefícios. 
Os problemas que levam a essa situação têm origem em anos anteriores e governos passados, incluindo perdas de mais de R$ 6 bilhões dos cofres da ECT que, se investidos, poderiam resultar em mais de 10 bilhões. Diante da crise, a categoria enfrenta, hoje, demissão alarmante, fechamento de 4.000 agências, demissão de 10 mil trabalhadores via plano de demissão voluntária.
Na assembleia, os trabalhadores ecetistas de Natal e Mossoró demonstraram a indignação da categoria diante da carta enviada pela Empresa, na noite do dia 1º de dezembro, convocando reunião para o dia 2, na qual retira a cláusula 2 e limita o acordo até 15 de dezembro, quebrando a boa-fé nas tratativas para um acordo digno. 
“É fundamental que a categoria esteja mobilizada em todo o estado, consciente da situação que a empresa enfrenta, e acompanhando a atuação do SINTECT-RN. A unidade da categoria fortalece é a nossa luta em defesa dos direitos”, afirmou Esiêdla Andrade, presidente do SINTECT-RN.
Não somos culpados pela crise dos Correios
Nos últimos meses, o movimento sindical, buscou reeditar o ACT e avançar nas negociações, lutando para garantir a participação efetiva dos trabalhadores na recuperação da empresa, agora convocamos a categoria para fortalecer a unidade e o compromisso com a luta em defesa de seus direitos. O SINTECT-RN segue em mobilização, juntamente aos 35 sindicatos e as duas federações – FENTECT e FINDECT, atuando de forma estratégica para fortalecer a categoria ecetista em todo o país.
Durante a assembleia os trabalhadores destacaram os impactos da má gestão da empresa na atual crise enfrentada, e reafirmaram que " A crise não foi causada pelos trabalhadores", a categoria aprovou o estado de greve e definiu o indicativo de greve para o dia 16 de dezembro, reforçando a disposição da base em defender seus direitos diante dos impasses nas negociações.
As assembleias deliberaram:
-  Aprovação do Estado de Greve e Indicativo de greve para o dia 16 de dezembro;
- Manutenção das negociações nos dias 9 e 10 de dezembro;
- Aprovação de greve a partir das 22h do dia 16 de dezembro;
- Nenhum direito a menos;
- Participação dos trabalhadores na reconstrução da ECT;
- Ato nacional em frente ao Palácio do Planalto no dia 10 de dezembro, com caravanas organizadas pelos sindicatos.
A mobilização segue firme para garantir a participação no ato em Brasília e, caso a direção da ECT mantenha ataque aos direitos da categoria e negue a participação dos trabalhadores e trabalhadoras na reestruturação, a greve será uma medida necessária.
COMPARTILHAR
more_vert